ASSISTENTE SOCIAL JÚNIOR CONCURSO
Língua Portuguesa
Questões que possibilitem avaliar a
capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade
escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica;
Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes:
emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
A acentuação tônica está relacionada à intensidade com
que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que se pronuncia com mais
intensidade é denominada sílaba tônica e as demais, pronunciadas com menor
intensidade são as átonas. Toda palavra tem apenas uma sílaba tônica, (no caso
de palavras com duas ou mais sílabas). Isso nos remete à classificação de
palavras quanto ao número de sílabas.
Monossílabas – uma sílaba (que pode
ser tônica ou átona. Ex. pé, pó, dê#de (explicar)
Dissílabas – duas sílabas : lápis. Mesa. Marcia
Trissílabas – três sílabas :
caneca, pêssego, Ângela
Polissílabas - mais de três sílabas:
paralelepípedo, elefantíase, hospitaleiro.
Para aprendermos a tonicidade das
palavras e conhecermos a classificação quanto à posição da sílaba tônica, vamos
conhecer e estudar o que são palavras :
Oxítonas são as palavras que têm a última sílaba tônica.
Serão acentuadas as que terminarem em a(s),
e(s), o(s), em, ens como Café, cipó, Paraná; as terminadas em/ens e ditongos
abertos ói. éu. Corrói, escarcéu, etc.
Observações
1. as
formas verbais seguidas de pronomes oblíquos seguem a mesma regra das oxítonas.
Escrevê-la, apoiá-la, etc... (os pronomes oblíquos serão estudados em outro
momento. Apoiar ela = apoiá-la)
2.
quando a palavra possuir uma única silaba
(monossílaba) também segue as mesmas regras da oxítonas.
Paroxítonas são
as que apresentam a penúltima sílaba tônica; serão acentuadas se terminarem em l, i, n,u(s), u(um),r, x, ã(s),
ao(s) e ditongos. Exemplos caráter, ônus, nível, táxi, álbum, órfã, órfãos,
diário, espécie. Algumas gramáticas trazem a separação dos ditongos finais a
formar um hiato, como di-á-ri-o, mas essas palavras são comumente classificadas
como ditongos. -> DICA: LINURXÃO
Proparoxítonas são as que apresentam a antepenúltima sílaba tônica e
nessa regra, que é a mais fácil de todas – TODAS SÃO ACENTUADAS!
Célebre(adjetivo), hipócrita,
hipopótamo, cárcere.
Hiato (encontro de vogais e semivogais na
palavra, porém em silabas separadas)
Ditongo (encontro de vogais e semivogais na
mesma sílaba)
Tritongo (encontro de vogal+semivogal+vogal
na mesma silaba)
Vogais em sílabas separadas. Haverá
acento se seguir as regras:
1. A silaba Tonica for i ou u
2. Estiver sozinha ou seguida de s
3. Não for precedida de nh ou
ditongo
Luís #Luiz , Luísa#Luiza, raiz, raízes,
rainha, saúda, saída, Maíra, feiura
Acento
Diferencial – NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Pôde/Pode (mantém o acento
diferencial)
Pára/Para , Pêlo/pelo(não têm mais acento, por isso estão erradas!
DICA : CREDELEVE – Verbos crer, dar, ler, ver que antes do acordo tinham
acento e dobravam o ee na 3ª pessoa
do plural. Eram: crêem, dêem, lêem, vêem....(erradas hoje)
Hoje mantemos os dois ee porém sem
acento: creem, deem, leem, veem. São hiatos
E as formas verbais na 3ª pessoa do
singular: crê/dê/lê/vê são acentuadas
(explicar os verbos ver e vir)
Observações:
Os verbos derivados: conter,
manter, deter etc vão levar acento agudo na 3ª
pessoa do singular e circunflexo na
3ª pessoa do plural. Exemplos:
Contém/ contêm; convém/ convêm;
mantém/mantêm, detém/detêm
ORTOGRAFIA
A melhor maneira de se apresentar
e conhecer ortografia é através da leitura. Claro que as regras ajudam,
matérias de internet, vídeoaulas, e outros locais de pesquisa, porém para
estudar para um concurso temos que ter em mente que devemos nos fixar na norma
padrão ou seja aquela que seja entendida por todos, de norte a sul do país, até
por que existem vários dialetos, regionalismos e esses são considerados, porém
o que manda aqui é a norma padrão ou culta. Os regionalismos, os internetês,
linguagens de símbolos são permitidos como forma coloquial de comunicação. Não
nos ateremos a eles.Um exemplo podemos dizer a palavra macaxeira, mandioca,
aipim, todas são similares, mas nem todos conhecem-nas.
Regras são muitas e, sempre que
possível devemos revê-las, mas, aqui vamos priorizar as dicas e as prática de
concursos.
“Orto =correta e “grafia” = escrita. Portanto Ortografia
é a escrita correta das palavras ou vocábulos.
Em concursos, as bancas
organizadores costumam apresentar questões e/ou enunciados longos então o que
sugerimos é que ao lê-los, ao notar alguma palavra grafada de forma errada grife-a sutilmente. Leia devagar e com
atenção, se houver dúcidas coloque uma ? ao lado e depois volte a ela.
Há muitas regras para que
saibamos a maneira correta de escrever determinada palavra chuva e enxurrada;
catequese e catequizar....) seja conhecendo sua origem ou memorizando as listas
de quais se usa “j” ou “g”, “x ou “ch”, enfim
Em geral, as palavras primitivas
fazem a derivada seguindo o mesmo radical mas nem sempre isso acontece. Veja:
obsessão e obcecado;
Dúvidas frequentes:
Por que / Por quê / Porque /Porquê
1.
Por que......quando está longe do ponto
de interrogação. Exemplo. Por que
você não veio ontem à minha casa? Pode ser no meio da frase também.....Eu não
sei por que você não compareceu
ontem à minha festa. (da mesma forma pode-se usar o que você disse ou você disse o
quê?
Veja: o por que
separado tem o significado de por causa/ a causa....não sei a causa/não sei por
que.
2.
Por quê = quando está perto do ponto de
interrogação? Você não veio, por quê?
3.
Porque (junto e sem acento) significa uma
explicação e pode ser substituído por pois. Não fui porque (=pois) cheguei tarde do trabalho.
4.
Porquê (junto e com acento) significa o
motivo e vem sempre precedido do artigo o ou da combinação da preposição do
(de+o). Ex. O porquê da minha
existência são meus filhos. Voce vive falando dos porquês de tudo!
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