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terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ASSISTENTE SOCIAL JÚNIOR CONCURSO

 

ASSISTENTE SOCIAL JÚNIOR CONCURSO

Língua Portuguesa

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

 

 

A acentuação tônica está relacionada à intensidade com que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que se pronuncia com mais intensidade é denominada sílaba tônica e as demais, pronunciadas com menor intensidade são as átonas. Toda palavra tem apenas uma sílaba tônica, (no caso de palavras com duas ou mais sílabas). Isso nos remete à classificação de palavras quanto ao número de sílabas.

 

Monossílabas – uma sílaba (que pode ser tônica ou átona. Ex. pé, pó, dê#de (explicar)

Dissílabas – duas sílabas : pis. Mesa. Marcia

Trissílabas – três sílabas : caneca, ssego, Ângela

Polissílabas - mais de três sílabas: paralelepedo, elefanase, hospitaleiro.

 

Para aprendermos a tonicidade das palavras e conhecermos a classificação quanto à posição da sílaba tônica, vamos conhecer e estudar o que são palavras :

 

Oxítonas são as palavras que têm a última sílaba tônica.

 Serão acentuadas as que terminarem em a(s), e(s), o(s), em, ens como Café, cipó, Paraná; as terminadas em/ens e ditongos abertos ói. éu. Corrói, escarcéu,  etc.

 

Observações

1.      as formas verbais seguidas de pronomes oblíquos seguem a mesma regra das oxítonas. Escrevê-la, apoiá-la, etc... (os pronomes oblíquos serão estudados em outro momento. Apoiar ela = apoiá-la)

2.      quando a palavra possuir uma única silaba (monossílaba) também segue as mesmas regras da oxítonas.

 

Paroxítonas são as que apresentam a penúltima sílaba tônica; serão acentuadas se  terminarem em l, i, n,u(s), u(um),r, x, ã(s), ao(s) e ditongos. Exemplos caráter, ônus, nível, táxi, álbum, órfã, órfãos, diário, espécie. Algumas gramáticas trazem a separação dos ditongos finais a formar um hiato, como di-á-ri-o, mas essas palavras são comumente classificadas como ditongos. -> DICA: LINURXÃO

 

Proparoxítonas são as que apresentam a antepenúltima sílaba tônica e nessa regra, que é a mais fácil de todas – TODAS SÃO ACENTUADAS!

Célebre(adjetivo), hipócrita, hipopótamo, cárcere.

 

 

 

 

 

 

 

 

Hiato (encontro de vogais e semivogais na palavra, porém em silabas separadas)

Ditongo (encontro de vogais e semivogais na mesma sílaba)

Tritongo (encontro de vogal+semivogal+vogal na mesma silaba)

 

 

 

Vogais em sílabas separadas. Haverá acento se seguir as regras:

1. A silaba Tonica for i ou u

2. Estiver sozinha ou seguida de s

3. Não for precedida de nh ou ditongo

 Luís #Luiz , Luísa#Luiza, raiz, raízes, rainha, saúda, saída, Maíra, feiura

 

Acento Diferencial – NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

 

Pôde/Pode (mantém o acento diferencial)

Pára/Para , Pêlo/pelo(não têm mais acento, por isso estão erradas!

 

DICA : CREDELEVE – Verbos crer, dar, ler, ver que antes do acordo tinham acento e dobravam o ee na 3ª pessoa do plural. Eram: crêem, dêem, lêem, vêem....(erradas hoje)

Hoje mantemos os dois ee porém sem acento: creem, deem, leem, veem. São hiatos

E as formas verbais na 3ª pessoa do singular: crê/dê/lê/vê são acentuadas

(explicar os verbos ver e vir)

 

Observações:

Os verbos derivados: conter, manter, deter etc vão levar acento agudo na 3ª  pessoa do singular e circunflexo na  3ª pessoa do plural. Exemplos:

Contém/ contêm; convém/ convêm; mantém/mantêm, detém/detêm

 

ORTOGRAFIA

A melhor maneira de se apresentar e conhecer ortografia é através da leitura. Claro que as regras ajudam, matérias de internet, vídeoaulas, e outros locais de pesquisa, porém para estudar para um concurso temos que ter em mente que devemos nos fixar na norma padrão ou seja aquela que seja entendida por todos, de norte a sul do país, até por que existem vários dialetos, regionalismos e esses são considerados, porém o que manda aqui é a norma padrão ou culta. Os regionalismos, os internetês, linguagens de símbolos são permitidos como forma coloquial de comunicação. Não nos ateremos a eles.Um exemplo podemos dizer a palavra macaxeira, mandioca, aipim, todas são similares, mas nem todos conhecem-nas.

Regras são muitas e, sempre que possível devemos revê-las, mas, aqui vamos priorizar as dicas e as prática de concursos.

Orto =correta e “grafia” = escrita. Portanto Ortografia é a escrita correta das palavras ou vocábulos.

Em concursos, as bancas organizadores costumam apresentar questões e/ou enunciados longos então o que sugerimos é que ao lê-los, ao notar alguma palavra grafada de forma  errada grife-a sutilmente. Leia devagar e com atenção, se houver dúcidas coloque uma ? ao lado e depois volte a ela.

Há muitas regras para que saibamos a maneira correta de escrever determinada palavra chuva e enxurrada; catequese e catequizar....) seja conhecendo sua origem ou memorizando as listas de quais se usa “j” ou “g”, “x ou “ch”, enfim

Em geral, as palavras primitivas fazem a derivada seguindo o mesmo radical mas nem sempre isso acontece. Veja: obsessão e obcecado;

Dúvidas frequentes:

Por que / Por quê / Porque /Porquê

1.      Por que......quando está longe do ponto de interrogação. Exemplo. Por que você não veio ontem à minha casa? Pode ser no meio da frase também.....Eu não sei por que você não compareceu ontem à minha festa. (da mesma forma pode-se usar o que você disse ou você disse o quê?

Veja: o por que separado tem o significado de por causa/ a causa....não sei a causa/não sei por que.

2.      Por quê = quando está perto do ponto de interrogação? Você não veio, por quê?

3.      Porque (junto e sem acento) significa uma explicação e pode ser substituído por pois. Não fui porque (=pois) cheguei tarde do trabalho.

4.      Porquê (junto e com acento) significa o motivo e vem sempre precedido do artigo o ou da combinação da preposição do (de+o). Ex. O porquê da minha existência são meus filhos. Voce vive falando dos porquês de tudo!

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