www.annaservelhere.blogspot.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ERROS COMUS NA ESCRITA

 

Por que / Por quê / Porque /Porquê

1.      Por que......quando está longe do ponto de interrogação. Exemplo. Por que você não veio ontem à minha casa? Pode ser no meio da frase também.....Eu não sei por que você não compareceu ontem à minha festa. (da mesma forma pode-se usar o que você disse ou você disse o quê?

Veja: o por que separado tem o significado de por causa/ a causa....não sei a causa/não sei por que.

2.      Por quê = quando está perto do ponto de interrogação? Você não veio, por quê?

3.      Porque (junto e sem acento) significa uma explicação e pode ser substituído por pois. Não fui porque (=pois) cheguei tarde do trabalho.

4.      Porquê (junto e com acento) significa o motivo e vem sempre precedido do artigo ( definido ou indefinido) ou da combinação da preposição do (de+o). Ex. O porquê da minha existência são meus filhos. Você vive falando dos porquês.

 

Mal (advérbio de modo # de bem) / Mau(adjetivo - # bom )

Parece que ele anda mal(bem).       / Parece que ele tem mau(bom) caráter.

 

A fim (com a intenção de, a fim de) / Afim (=afinidade)

Fex o que fez a fim de me magoar.   / Matemática e Física são matérias afins.

 

Mas(conjunção subordinativa)    / Mais (advérbio de intensidade + adição)

Estudei, mas não passei.     / Por mais que estude não consigo aprovação. Chocolate mais chantilly são ótimos.

 

Onde (lugar fixo = em que) / Aonde (para onde verbos q indicam ação)

Onde deixei minha caneta?        /               Aonde você vai?

 

(verbo haver no sentido de fazer usa-se no pretérito) / A(preposição no sentido de até usa-se com verbo indicando a frente, ou o fututo)

Exs.  Viajei duas semanas .                Vou viajar daqui a duas semanas.

 

A cerca (substantivo)      / Acerca de (sobre)

A cerca do meu vizinho foi consertada. / Eu não sei nada acerca disso.

 

 


Nenhum comentário: