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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Testes para o Concurso PEB II 2013 com gabarito

QUESTÕES: 1 - Quando analisamos o fracasso escolar (epidemia terrível entre nós e que prefiro chamar de pedagocídio),sustentado pelos pilares da evasão e da repetência,é usual serem apontadas causas extra-escolares: I- precárias condições econômicas e sociais da população, II- formação histórica colonizada, III- poderes públicos irresponsáveis ou atrelados aos interesses de uma elite predatória. Assinale a alternativa correta: a) Apenas a alternativa I está correta. b) Apenas a alternativa II está correta. c) Apenas a alternativa III está correta. d) As alternativas I e II estão corretas e) As alternativas I,II e III estão corretas. 2 - Quando, em Educação, se analisa o passado, é preciso fazer uma distinção entre o tradicional e o arcaico. O tradicional é o que deve .... a) ser resguardado, protegido até, por ter apresentado um nível de eficiência aceitável; b) protegido até, por ter apresentado um nível de eficiência aceitável. c) deixado de lado, pois visto que é passado, logo ineficiente. d) Deixado de lado, porque é arcaico. e) As afirmativas “a” e “b” estão corretas. 3- Esta ideia defende de que a função da Escola é a de reprodutora da desigualdade social. A isso denomina-se: a) Otimismo ingênuo. b) Otimismo generalista. c) Pessimismo ingênuo. d) Pessimismo generalista. e) Neopedagogia. 4- Dizemos nós: ‘eles não querem saber de nada “; dizem eles: “as aulas não têm nada a ver comigo”. Conclusão nossa: “eles não gostam da escola“. Do que, talvez, não gostem muito, a) é da arquitetura do prédio escolar, semelhante a uma prisão. b) é de professor desqualificado. c) de mestres, que de mestres não cheguem nem ao pior aprendiz. d) é das nossas aulas. e) é do currículo escolar. 5 - Essa é uma das características do Conhecimento: quanto mais se sabe, a) mais se compreende o mundo e a si mesmo. b) mais se ignora. c) mais se quer aprender. d) mais se enlouquece. e) mais se procurar desvendar o próprio conhecimento. GABARITO: 1-E 2-A 3-C 4-D 5-B Questões 1. Para Paulo Freire ensinar é: I. Transmitir conhecimento; II. Dar forma a um corpo acomodado; III. Dar forma a um conteúdo; IV. Dar forma a um corpo indeciso. a) I e II b) III e IV c) I e III d) II e IV e) I, II e IV 2. Para Paulo Freire, só existe ensino quando: a) O aprendiz acreditou no ensinante; b) O ensinante convenceu o aprendiz; c) O ensinante e o aprendiz se convenceram do ensinado; d) O ensinado independe do ensinante; e) O aprendiz se tornou capaz de recriar, refazer o ensinado. 3. O educador democrático, critico, em sua em sua prática docente deve forçar a capacidade de critica do educando, sua: a) Inquietude e submissão; b) Humildade e submissão; c) Humildade e curiosidade; d) Capacidade e submissão; e) Curiosidade e sua insubmissão. 4. P ara se trabalhar com os educandos a rigorosidade metodológica com que se devem aproximar os objetivos cognoscíveis é uma de suas tarefas primordiais. Para isso o educador tem que ser: a) Criador, investigador, inquieto, curioso, humilde, persistente; b) Criador, investigador, inquieto, arrogante, humilde, persistente; c) Criador, investigador, inquieto, curioso, humilde, acomodado; d) Criador, investigador, inquieto, curioso, prepotente, persistente; e) Criador, investigador, inquieto, curioso, autoritário, persistente. 5. A escola: a) Deve ignorar os saberes sociais construídos ao longo da vida; b) Deve anular os saberes sociais construídos ao longo da vida; c) Deve rejeitar os saberes sociais construídos ao longo da vida; d) Deve respeitar os saberes sociais construídos ao longo da vida; e) Deve impor sobre os saberes sociais construídos ao longo da vida. 6. O ensinar exige reflexão e crítica sobe a prática, é fundamental que o aprendiz da prática docente saiba que deve superar o pensar ingênuo, assimilando o pensar certo juntamente com o professor formador. Por outro lado ele deve: Concurso da Prefeitura do Município de São Paulo a) Emoção, sensibilidade, afetividade, intuição; b) Emoção, sensibilidade, inquietude, intuição; c) Emoção, sensibilidade, razão, intuição; d) Emoção, sensibilidade, arrogância, intuição; e) Emoção, sensibilidade, criticidade, intuição. 7. A experiência informal de formação ou deformação vivida não pode ser negligenciada e exige reflexão. Estas experiências são vividas: a) Nas ruas, praças, trabalho e nunca na sala de aula; b) Nas ruas, praças, nunca no trabalho e na sala de aula; c) Nas ruas, nunca nas praças, trabalho e na sala de aula; d) Nunca nas ruas, praças, trabalho e na sala de aula; e) Nas ruas, praças, trabalho e na sala de aula. 8. Qual o primeiro saber necessário para formação docente? a) Ensinar é transmitir conhecimentos, criar possibilidades para o aluno; b) Ensinar não é transmitir conhecimentos é criar possibilidades para o aluno; c) Ensinar é transmitir conhecimentos, para construção do aluno; d) Ensinar é transmitir conhecimentos e não criar possibilidades para o aluno; e) Ensinar nem sempre é transmitir conhecimentos e criar possibilidades para o aluno. 9. S egundo Freire, dentro da escola experiências com ciclo fez brotar um debate bastante intenso sobre as práticas avaliativas envolvendo: a) Pais, estudantes, governadores e dirigentes; b) Estudantes, governadores, dirigentes e professores; c) Governadores, dirigentes, professores e pais; d) Dirigentes, professores, pais e estudantes; e) Professores, estudantes, dirigentes, pais e governadores. GABA RITO 1 - D 2 - E 3 - E 4 – A 5 - D 6 - A 7 - E 8 – B 9 – D   QUESTÕES: 1 - Analise as afirmações e assinale a única incorreta: a) Todo o PDE [Plano de Desenvolvimento da Educação] está ancorado justamente na criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – IDEB, que pondera os resultados do SAEB, da Prova Brasil e dos indicadores de desempenho captados pelo censo escolar (evasão, aprovação e reprovação). b) O IDEB é mais um instrumento regulatório do que um definidor de critérios para uma melhor aplicação dos recursos da União visando alterar indicadores educacionais. c) Boa parte dos problemas que estamos enfrentando com a educação básica nacional advém do próprio formato ideológico do projeto liberal hegemônico, agora “sob nova direção”: ele reduz qualidade a acesso – supostamente como uma primeira etapa da universalização. d) Deixada à lógica do mercado, o resultado esperado será a institucionalização de escola para ricos e escola para pobres (da mesma maneira que temos celulares para ricos e para pobres). As primeiras canalizarão os melhores desempenhos, as últimas ficarão com os piores desempenhos. As primeiras continuarão sendo as melhores, as últimas continuarão sendo as piores. e) A desigualdade econômica não produz efeitos diretos no rendimento e nos resultados escolares, a questão é da qualidade da instituição de ensino e não dos seus alunos. 2 - Analise: I- Quando se cria um sistema de avaliação e passa a haver responsabilização pelos resultados, os gestores vão se preocupar com as notas e as metas. Qual é a defesa desse sistema: se existe um mecanismo para atribuir responsabilidades, os gestores vão melhorar o ensino II- O verdadeiro limite à universalização da melhoria da qualidade da escola é a própria ideologia meritocrática liberal. Caso a avaliação se coloque a serviço dela, então ficará limitada à medição do mérito e à ocultação da desigualdade social sob a forma de indicadores “neutros” como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) criado pelo MEC. III- Embora nível socioeconômico seja um nome elegante e dissimulador das situações de desigualdade social, ele é fundamental para se entender o impacto dessa desigualdade social na educação. Nem todas as camadas sociais sofrem da mesma forma com as agruras da realidade escolar do país – as camadas populares sofrem mais. IV- Em 1991 (Freitas, 1991) propusemos o conceito de “eliminação adiada” para identificar uma das situações geradas no processo de exclusão das camadas populares do interior da escola: o conceito referia-se à permanência dos alunos dessas camadas na escola durante algum tempo, postergando sua eliminação da escola e realizando-a em outro momento mais oportuno. Bourdieu e Champagne (apud Bourdieu,2001, p. 221) chamaram esta categoria de “exclusão branda”: a) Apenas I e II estão corretas. b) Apenas II e III estão corretas. c) Apenas I, II, III e IV estão corretas. d) Apenas III e IV estão corretas. e) Todas estão incorretas. 3 - Assinale a única alternativa incorreta dentre as afirmações a seguir: a) As novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. b) Do ponto de vista da avaliação, essas novas formas de exclusão levam a uma redução da ênfase na avaliação formal e pontual do aluno em sala de aula (introduzem novas formas de organização escolar: progressão continuada, progressão automática, ciclos etc., e novas formas de avaliação informais), liberando o fluxo de alunos no interior da escola e conduzindo ao fortalecimento do monitoramento por avaliação externa, avaliação de sistema centralizada (Prova Brasil, SAEB, saresp, simave etc.). c) A redução da ênfase na avaliação formal do aluno, em sala de aula, e seu deslocamento para processos informais de avaliação (Freitas, 2003), bem como a ênfase maior em processos mais gerais de avaliação de sistema, fazem com que a qualidade seja objeto de medidas de desempenho como eficiência do sistema de ensino e não como igualdade de resultados dos alunos matriculados nas escolas desse sistema. d) A solução proposta pelo autor para a exclusão percebida na escola de ensino fundamental é o fim dos sistemas de avaliação externos. e) Há de se reconhecer as falhas nas escolas, mas há de se reconhecer, igualmente, que há falhas nas políticas públicas, no sistema socioeconômico etc. Portanto, esta é uma situação que, à espera de soluções mais abrangentes e profundas, só pode ser resolvida por negociação e responsabilização bilateral: escola e sistema. 4 - Assinale a alternativa correta: a) A estratégia liberal é insuficiente porque responsabiliza apenas um dos pólos: a escola. b) As políticas públicas são as responsáveis pelos maus resultados da Educação Básica no Brasil. c) O autor defende que não exista avaliação externa nos resultados dos estudantes da Educação Básica no Brasil. d) O autor explica que as políticas públicas são eficazes no que diz respeito às avaliações externas, o problema é a divulgação dos dados. e) O autor defende que a municipalização da Educação Básica é a solução para os problemas de qualidade na educação. 5 - Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta: a) A qualidade negociada é implementada pela avaliação institucional da escola, a qual é um processo que deve envolver todos os seus atores com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento, a partir dos problemas concretos vivenciados por ela. b) A avaliação institucional deve levar à apropriação da escola pelos seus atores no sentido de que estes têm um projeto e um compromisso social, em especial entre as classes populares, e, portanto, necessitam, além deste seu compromisso, do compromisso do Estado em relação à educação. c) A avaliação institucional deve, portanto, ser o ponto de encontro entre os dados provenientes tanto da avaliação dos alunos, feita pelo professor, como da avaliação externa dos alunos, feita pelo sistema d) Os dados das avaliações institucionais não devem ser divulgados, eles servem apenas de informação aos gestores para as mudanças necessárias no interior da escola. e) A avaliação em larga escala de redes de ensino precisa ser articulada com a avaliação institucional e de sala de aula. Gabarito: 1-E 2-C 3-E 4-A 5-D QUESTÕES 1 - Analise as afirmações e assinale a alternativa correta; I- A importância dos professores para a oferta de uma educação de qualidade para todos é amplamente reconhecida. A formação inicial e continuada, osplanos de carreira, as condições de trabalho e a valorização desses profissionais, entre outros aspectos, ainda são desafios para as políticas educacionais no Brasil. II- Considerando o papel dos professores na qualidade da educação, é preciso não apenas garantir a formação adequada desses profissionais, mas também oferecer-lhes condições de trabalho adequadas e valorizá-los, para atrair e manter, em sala de aula, esses profissionais. III- A preocupação com a educação e, em decorrência, com a formação de professores e as suas condições de trabalho aparece como uma questão importante na sociedade, em razão das demandas e das pressões de variados grupos sociais, considerando os novos ordenamentos estruturais no mundo contemporâneo. a) Todas as questões estão erradas. b) Apenas as afirmações I e III estão corretas. c) Apenas as afirmações I e II estão corretas d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas. e) Apenas a afirmação III está correta. 2 - Assinale a única alternativa incorreta nas alternativas abaixo: a) Cada vez mais, os professores trabalham em uma situação em que a distância entre a idealização da profissão e a realidade de trabalho tende a aumentar, em razão da complexidade e da multiplicidade de tarefas que são chamados a cumprir nas escolas. b) Nas duas últimas décadas no Brasil, esforços foram concentrados na área educacional, tenho no seu horizonte os desafios postos pelas demandas e pelas necessidades que emergiram na sociedade brasileira: necessidades de ordem social, econômica e cultural no contexto dos direitos humanos. c) O Brasil não está distante de uma qualidade educacional considerada razoável, sobretudo no que se refere às redes públicas. d) Os aspectos relativos à sua formação continuada, em seus diferentes ciclos de atividade profissional, merecem cuidados específicos ante as realidades comunitárias e sociais emergentes. e) Ao falar de qualidade dos professores da educação básica, também se está indiretamente referindo aos gestores de escolas que, de origem, são professores. 3 - Analise: I- As políticas de currículo estão diretamente relacionadas com a maneira como o sistema educacional concebe a função social da escola, sendo o(a) professor(a) a pessoa a quem é atribuída a autoridade institucional para dar cumprimento a ela. II- Com a Constituição de 1988 e a Lei nº 9.394/1996 (LDB), o governo federal chamou para si a incumbência de formular referenciais curriculares capazes de consolidar a concepção da educação básica como um processo contínuo, regido pelos mesmos princípios educacionais e voltado para atender a população desde os primeiros meses de vida até os 17 anos. III- Em 1990, foi criado pelo MEC o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que afere o rendimento dos alunos, por meio de uma matriz de referência curricular, formulada com base no ensino por competência. IV- Os dados do Saeb são de base amostral e propõem-se a fornecer informações aos sistemas de ensino para subsidiar as políticas públicas, dessa forma a educação básica pode ser uniforme em todo o país. a) Apenas a afirmação I está incorreta b) Apenas a afirmação II está incorreta c) Apenas a afirmação III está incorreta d) Apenas a afirmação IV está incorreta e) Todas estão corretas. 4 - As afirmações abaixo mostram ideias contidas na obra Políticas Docentes no Brasil, exceto a a) Em meio à complexidade e à diversidade das formas de governo da educação nas instâncias federadas e à multiplicidade das políticas por elas geradas e implementadas, variadas alternativas de apoio e valorização dos docentes, assim como aspectos que demandam maior atenção e investimento por parte dos órgãos gestores. b) Quanto mais complexas as políticas, menor a distância se instala entre formuladores e implementadores dessas políticas e que estes tendem a atuar segundo as suas próprias referências. c) Há movimentos significativos no país, sinalizando a preocupação com a qualidade da educação oferecida na educação básica. d) É importante reafirmar que a importância do conjunto das políticas de ação implementadas nos três níveis da Federação e dos esforços de articulação das políticas pela União, na direção da ampliação da formação dos docentes, de melhoria da carreira e dos salários e de oferta de apoios pedagógicos diversos. e) A utilização dos resultados dos sistemas de avaliação padronizada dos governos federal, estadual ou municipal focalizados apenas em língua portuguesa (leitura) e matemática, como sinalizadores dos efeitos das formações e dos apoios oferecidos aos docentes, pode induzir a um reducionismo nos trabalhos escolares, deixando de lado outros conhecimentos relevantes à formação das crianças e dos adolescentes. 5 - Assinale a única alternativa correta nas afirmações a seguir: a) Os estudos demonstram que as Políticas Públicas isoladas, realizadas pelas Secretarias de Educação estaduais são suficientes para qualidade na Educação Básica. b) Discussões sobre políticas docentes também têm sido alvo de eventos, mobilizações e publicações, não só no Brasil como no exterior, mostrando que o problema da docência preocupa muitos países pela centralidade que assume nas políticas públicas e na elevação dos padrões educacionais do conjunto da população. c) A formação inicial do docente deve ser motivo de preocupação constante já que a formação continuada é suprida individualmente pelos profissionais. d) A qualidade na Educação Básica vem sendo discutido na mídia com frequência ultimamente, fato que prejudica a implantação de políticas públicas que visem a melhoria do ensino. e) A formação continuada não é privilegiada nas políticas públicas GABARITO: 1-D 2-C 3-D 4-B 5-B   QUESTÕES 1 - Segundo Piaget, a) A inteligência é inata no ser humano. b) A inteligência humana só se desenvolve na motricidade. c) a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas. d) A inteligência no homem e nos animais desenvolvem-se no convívio social. e) Todas as afirmações estão corretas. 2 - Na teoria da emoção.... a) A emoção é instrumento de sobrevivência típico da espécie humana. b) É o instrumento utilizado para se conviver em sociedade. c) A emoção só existe no reino animal. d) A emoção é um fator genético:alguns bebês são calmos,enquanto outros extremamente agitados. e) Apenas as afirmativas “ a” e “d” estão corretas. 3 - Inteligência e pessoa. O processo que começa com a simbiose fetal tem por horizonte e individualização. Não há nada mais social do que o processo pelo qual o indivíduo se singulariza, em que o eu se constrói alimentando-se da cultura, sendo que o destino humano, tanto no plano individual quanto no social, é uma obra sempre inacabada. Assinale o autor dessa afirmativa : a) Piaget b) Wallon c) Vygotsky d) Wallon e Vygotsky e) Piaget e Wallon 4 - O grande eixo do trabalho de Wallon, é: a) A questão da emoção é o grande eixo do seu trabalho b) A questão da cognição é o grande eixo do seu trabalho. c) Emoção e cognição são os grandes eixos do seu trabalho. d) Cognição e motricidade são os grandes eixos do seu trabalho. e) A questão da motricidade é o grande eixo do seu trabalho . 5 -“organização objetivamente observável do comportamento, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio-culturais”. a) Afirmação de Piaget sobre a inteligência. b) Afirmação de Wallon sobre a motricidade. c) Afirmação de Wallon sobre inteligência. d) Afirmação de Vygotsky sobre a consciência. e) Afirmação de Vygotsky sobre a inteligência. Gabarito: 1-C 2-A 3-C 4-E 5-D QUESTÕES 1) Segundo Edgar Morin, “o maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão”. São afirmativas as alternativas: a) a educação precisa mostrar aos educandos que não há conhecimento que não esteja ameaçado pelo erro e pela ilusão. b) o risco do erro pode ser em função do efeito de perturbações aleatórias, de ruídos, da transmissão de informações, da comunicação de imagem.. c) são inúmeros os erros de percepção provenientes de nosso sentido mais confiável: a visão. d) são verdadeiras a, b, c. e) são verdadeiras a, c. 2) E dgar Morin declara que a melhor proteção contra o erro e a ilusão é: a) a racionalidade. b) a racionalização. c) a crítica. d) a relação construtiva. e) n.d.a. 3) D escubra quais são as alternativas que explicam parte da verdadeira racionalidade: A - é aberta por natureza e dialoga com o irreal que lhe resiste. B - é o fruto do debate argumentado de idéias, e não a propriedade de um sistema de idéias. C - conhece os limites da lógica, do determinismo, do mecanicismo. D - sabe que a mente humana não poderia ser onisciente, que a realidade comporta mistério. E - reconhece sua própria capacidade de identificar insuficiências; e, caso não se mantenha numa autocrítica vigilante, poderá cair numa ilusão racionalizadora. a) Nenhuma. b) Todas. c) A, B, D. d) C, D, E. e) B, D, E. GABARITO 1 - d 2 - a 3 – b   QUESTÕES 1. Quando se fala na formação do educador, com vistas a uma profissionalização em que haja competência, menciona-se o duplo caráter dessa competência – que é : a) sua dimensão técnica e sua dimensão política. b) sua dimensão técnica e de formação. c) sua dimensão política e de formação. d) sua dimensão técnica e filosófica. e) sua dimensão humana. 2. Segundo Rios, “ter um compromisso político não significa, absolutamente, ter um compromisso político autêntico. É ai que entra o componente fundamental presente na ação ético-política – a) o pensamento ideológico. b) o pensamento ético do educador. c) a vontade,a intencionalidade do gesto do educador. d) o pensamento crítico e a intencionalidade do educador. e) a vontade política e a ideologia do educador. 3. O mundo do trabalho é a própria cultura humana, que resulta da intervenção consciente e criativa dos seres humanos na realidade com o qual entram em contato. Vivemos numa sociedade capitalista. É aqui que ganha sentido a referência ao... a) mundo do trabalho. b) modo de produção capitalista. c) modo de produção socialista. d) mercado de consumo. e) mercado de trabalho. 4. S egundo Rios,T. “........................... não se apresenta apenas como capacidade de influência, mas também como possibilidade de escolha, de definição entre alternativas de ação. “ A isso, a autora Rios,T. denomina: a) As circunstâncias b) O poder c) A ideologia d) A mídia e) A escola 5. E m cada sociedade a estrutura da organização do trabalho configura de modo peculiar o processo educativo, a tarefa da educação escolar. A sociedade capitalista se caracteriza por ter sua organização sustentada numa contradição básica – aquela que se dá entre capital e trabalho – e que provoca a divisão de seus membros em duas classes antagônicas: a) a classe proletária socialista e classe dominante,capitalista. b) as classes produtoras e as classes reprodutoras. c) a maioria,dominate e a minoria dominada. d)a classe burguesa e a classe trabalhadora. e) a classe dominante proletária e a classe dominada. GABARITO: 1-A 2-C 3-E 4-B 5-D   QUESTÕES 1. A ssinale a alternativa incorreta em relação a concepção de aprendizagem, segundo as teorias mediacionais: a) A aprendizagem é um processo de conhecimento, de compreensão de relações, em que as condições externas atuam mediadas pelas condições internas. b) A aprendizagem é um processo de doação de sentido, de significado, às situações em que o indivíduo se encontra. c) A aprendizagem provoca a modificação e transformação das estruturas iniciais que, uma vez modificadas, permite a realização de novas aprendizagens de maior riqueza e complexidade. É tanto um fator como um produto. d) a aprendizagem está em função da comunicação e do desenvolvimento (desenvolvimento entendido como resultado do intercambio entre a informação e o contato experimental com as circunstâncias reais do meio). e) A aprendizagem provoca a modificação e transformação das estruturas iniciais que, uma vez modificadas, permite a realização de novas aprendizagens de maior riqueza e complexidade. É tanto um fator como um produto. 2. Segundo Sacristã e Gómez, em Compreender e transformar o ensino: I - O currículo não é apenas um conceito, mas uma construção/transmissão cultural ao lado de outras que afeta diretamente os indivíduos na sociedade moderna. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora da experiência humana. II - O currículo é um âmbito de interação no qual se entrecruzam processos, agentes e âmbitos diversos que, num verdadeiro complexo social, dão significado prático ao mesmo. III - A implantação de um currículo comum para todos como forma de oferecer uma educação de caráter geral com as bases mínimas como obrigatórias trás algumas vantagens e algumas inconveniências. Acredita que a obrigatoriedade deveria ser evitada, mas propõe que a instância de decisão seja de cada escola, de seu professor, como projeto. Estão corretas: a) II e III, apenas b) I, e III, apenas c) I e II, apenas d) Todas estão corretas e) Todas estão erradas 3) A ssinale a alternativa correta, segundo Sacristã e Gómez, em Compreender e transformar o ensino: a) Os conteúdos abarcam todas as aprendizagens necessárias à formação educacional exclusivamente no contexto escolar, e para tal é necessário além de conhecimentos, estimular comportamentos, adquirir valores, atitudes e habilidades. Nem tudo que é real na prática é explícito, mas existem conteúdos tácitos ou ocultos. b) Um conteúdo é legítimo quando consta de livros e manuais e valioso quando professores e alunos reconhecem nele competências, valores e habilidades. c) Os conteúdos abarcam todas as aprendizagens necessárias à formação educacional e, para além do contexto escolar, e para tal é necessário além de conhecimentos, estimular comportamentos, adquirir valores, atitudes e habilidades. Nem tudo que é real na prática é explícito, mas existem conteúdos tácitos ou ocultos. d) A inserção de certos conteúdos “nebulosos” não é neutra socialmente e a escola não está desarticulada dessas mudanças. É a “pedagogia do invisível” que possibilita a disseminação de valores para a classe dominante. e) Um conteúdo deixa de ser ilegítimo e passa à condição de legítimo quando a sociedade dá o seu aval, pois, mesmo que quem tenha o poder para legitimá-lo sejam os alunos e os professores. 4) “(...) implica previsão da ação antes de realizá-la, ou seja, separação temporal, primeiro há a previsão e depois a prática. Implica em definir papéis, indicando certa ordem entre os elementos que intervirão na ação, algum grau de determinação, indicando a direção a ser seguida, considerar as circunstâncias de atuação, recursos e/ ou limitações sobre as possibilidades concretas.” A citação acima, de Sacristã e Gómez, em Compreender e transformar o ensino define: a) Projeto Pedagógico b) Plano c) Currículo d) Conteúdo e) Plano de área 5) Segundo Sacristã e Gómez, em Compreender e transformar o ensino: a) O currículo com compêndio de conteúdos ordenados nos documentos administrativos – os documentos curriculares. É o currículo prescrito e regulamentado. b) Os livros-texto, os guias didáticos ou materiais diversos que o elaboram ou planejam. É o currículo criado e planejado por professores para ser exclusivamente consumido por alunos. É o currículo manifesto. c) As programações ou os planos que as escolas fazem. É o currículo no contexto das práticas organizativas. d) O que os professores exigem em seus exames e avaliações. É o currículo oculto. e) O conjunto de tarefas de aprendizagem que os alunos realizam, das quais extraem a experiência real, que podem ser analisadas em textos oficiais ou na interação da sala de aula e que são, em parte, reguladas pelos planos ou pelas programações dos professores. É o currículo em ação. Assinale a alternativa correta: a) A, C e E estão corretas. b) A, B e C estão corretas. c) B, C e D estão corretas. d) A, C e D estão corretas. e) B C e E estão corretas. GABARITO 1-E 2-D 3-C 4-B 5-A   Questões: 1. P ara Saviani, as ideias pedagógicas podem ser definidas como: a) propostas educacionais, em si mesmas; b) ideias educacionais encarnadas no movimento real da história; c) ideias que orientam as políticas públicas gerais; d) propostas que se tornam o objeto da prática educativa; e) idéias educacionais hegemônicas. 2. Quanto aos princípios adotados por Saviani para analisar a história educacional brasileira, não pode ser incluído: a) caráter abstrato do conhecimento histórico-educacional; b) perspectiva de “longa duração”; c) olhar analítico-sintético no trato com as diferentes fontes; d) articulação do singular e do universal, entre o local, o nacional e o internacional. e) atualidade da pesquisa histórica. 3. Sobre a Escola Nova é correto afirmar: a) surge da ruptura com a hegemonia da pedagogia tradicional de vertente religiosa; b) é inspirada pelos ideais do anarquismo e do comunismo, propondo uma nova organização escolar; c) origina-se da crise da pedagogia tecnicista ao propor uma Nova Escola democrática; d) tem como uma das características a ênfase no aluno, com métodos modernos de incentivo ao aprendizado; e) fundamenta-se nas concepções do socioconstrutivismo. 4. P ode-se afirmar que a base da teoria pedagógica histórico-crítica é: a) a visão sóciocrítica; b) o positivismo; c) o neoprodutivismo d) a corrente neotecnicista. e) a concepção dialética. 5. : É denominada Pedagogia Brasílica ou Período Heróico, conforme Saviani: a) coexistência da vertente leiga e religiosa da pedagogia tradicional b) monopólio da vertente leiga da pedagogia tradicional c) monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional d) o período das reformas Pombalinas. e) a hegemonia da escola nova, enraizada na cultura brasileira. Gabarito: 1-B 2-A 3-D 4-E 5-C   QUESTÕES: 1. A nalise as frases a seguir: I- A escola pública universal e gratuita não é doutrina especìficamente socialista, como não é socialista a doutrina dos sindicatos e do direito de organização dos trabalhadores, antes são estes os pontos fundamentais por que se afirmou e possìvelmente ainda se afirma a viabilidade do capitalismo ou o remédio e o freio para os desvios que o tornariam intolerável. II- Há uma certa perda de contorno nas mais legítimas reivindicações educacionais, adquirindo o processo de nossa expansão escolar o caráter tumultuário de reivindicações sobretudo de vantagens e privilégios, o que me tem levado a considerá-lo mais como um movimento de dissolução do que de expansão. III- Desde a segunda metade do século dezenove, quando não antes, as nações desenvolvidas haviam cuidado da educação universal e gratuita. Cogitando de realizá-la, agora, em época que, na verdade, já se caracteriza por outras agudas reivindicações sociais, de mais nítido ou imediato caráter econômico, corremos o risco de não poder configurar com a necessária clareza os objetivos da emancipação educacional. a) Apenas as afirmações I e II estão corretas b) Apenas as afirmações II e III estão corretas c) Apenas as afirmações I e III estão corretas d) Todas as afirmações estão corretas e) Todas as afirmações estão incorretas. 2. A ssinale a alternativa que contém uma informação incorreta: a) A reforma educacional de 31, no ensino secundário, longe de refletir qualquer ideal democrático, consolida o espírito de nossa organização dualista de privilegiados e desfavorecidos b) A sociedade brasileira, pelas suas fôrças dominantes, estaria lutando pela permanência de moldes tradicionais ou como tais aceitos; nem de outra forma se poderia explicar o vigor do Estado Novo e a sua sobrevivência ainda hoje, em muito do que sucede no país. c) Se juntarmos ao vigor do tradicionalismo brasileiro assim renascido o despreparo da geração hoje dominante no país para a própria ideologia democrática, teremos as duas razões circunstanciais que tornam tão difícil, em nossa atual conjuntura, configurar de forma lúcida e convincente o problema da formação democrática do brasileiro. d) A educação chega a se tornar, assim, não um campo de esforços pela realização de um ideal, mas um campo de exploração de vantagens para professores e alunos. e) Salários, redução de horários, facilitação dos estudos e da obtenção de diplomas; expansão dessa dissolução, para a criação de novas oportunidades de salários e novas facilidades de ensino - são estes os problemas apresentados pela educação no início do século XIX , em nada se assemelhando com a situação atual. 3. T odas as afirmações abaixo estão corretas, exceto: a) Numa sociedade como a nossa, tradicionalmente marcada de profundo espírito de classe e de privilégio, sòmente a escola pública será verdadeiramente democrática e sòmente ela poderá ter um programa de formação comum, sem os preconceitos contra certas formas de trabalho essenciais à democracia. b) A escola pública é a escola cujo programa e currículo devem decididos por lei já que é uma escola mantida com recursos públicos. c) Dentro do espírito de escola como instituição profissional, a escola, quando pública, faz-se uma instituição pública especial, gozando de autonomia diversa da de qualquer pura e simples repartição oficial, pois a dirigem e servem profissionais específicos, que são mais profissionais do que funcionários públicos d) A educação comum, para todos, já não pode ficar circunscrita à alfabetização ou à transmissão mecânica das três técnicas básicas da vida civilizada - ler, escrever e contar. e) A escola primária, visando, acima de tudo, a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência não pode limitar as suas atividades a menos que o dia completo. 4. A expansão educacional sugerida pelo autor apresenta diversos aspectos, assinale a alternativa que se apõe às ideias apresentadas por Teixeira: a) Fortalecimento do desejo de oportunidades educacionais, facultando a organização de escolas na medida das forças locais, a serem julgadas pelo seu mérito, mediante sistema de “classificação” a posteriori. b) Incentivos ao estudo da educação, nos seus múltiplos e diversos aspectos, já que não haveria modelos uniformes e rígidos a seguir e teriam todos liberdade e responsabilidade no que viessem a empreender e efetivamente realizar. c) Controle rígidos dos resultados, por equipe externa de avaliação, com aval dos gestores . d) Ajuste d as escolas às condições locais, sendo de esperar que se transformassem em motivo de emulação e orgulho das comunidades a que servem e que, a seu turno, lhes dariam apoio estimulante. e) Descentralização e autonomia, daríamos meios eficazes para a administração mais eficiente das escolas e responsabilidade dignificante a diretores e professôres, que não estariam trabalhando em obediência a ordens distantes, mas sob a inspiração dos seus próprios estudos e competência profissional. 5. A nalise as afirmações a seguir: I - Na sua existência real, as escolas constituirão um universo, a ser julgado por processos de classificação profissional, semelhantes aos que servem ao julgamento - permitam que o repita - de hospitais e casas de saúde, de campos e granjas agrícolas, de fábricas e conjuntos industriais, etc. II- A transferência para a consciência profissional dos professôres ou educadores, do poder de orientar a formação escolar, dentro das autorizações amplas da lei, não se poderá fazer sem retirar aos diplomas escolares a falsa liquidez que, hoje, se lhe atribui. III- Não se pode negar o intenso dinamismo da situação presente do Brasil. Há um despertar geral das consciências individuais para novas oportunidades e há progresso material para atender, pelo menos em parte, a corrida a novos cargos e novas ocupações. IV- Aceleração do processo histórico sob o impacto do progresso material, ignorância generalizada em virtude das deficiências e perversões do processo educativo e clima de conservadorismo senão reacionarismo social estão, assim, a criar, no país, condições particularmente difíceis à nossa ordenada evolução educacional. a) Todas estão corretas b) Todas estão incorretas c) Apenas I está incorreta d) Apenas III está incorreta e) Apenas I e IV estão incorretas GABARITO: 1-D 2-E 3-B 4-C 5-A   QUESTÕES 1) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, os quatro Pilares do Conhecimento são: I - Aprender a Conhecer: seleção de cultura geral com espírito investigativo e crítico. Aprender a aprender sempre; II - Aprender a Fazer: competência de se relacionar, de resolver problemas e adquirir qualificação profissional; III - Aprender a Viver com os Outros: compreensão do outro e percepção de interdependências; IV - Aprender a Ser: desenvolvimento da personalidade e da autonomia. Assumir responsabilidades pessoais; V - Aprender a Ser Cidadão: consciente dos seus direitos e deveres. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II, III e IV; b) II, III, IV e V; c) I, III, IV e V; d) I, II, IV e V; e) I, II, III e V. 2) Quais são os temas transversais? I - Ética e Saúde; II - Meio Ambiente e Pluralidade Cultural; III - Orientação Sexual, Trabalho e Consumo; IV - Cidadania e Consumo; V - Trabalho e Cidadania. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II e IV; b) I, II e III; c) II, III e IV; d) III, IV e V; e) I, IV e V. 3) Seleção de conteúdos: relevância social e contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno. Rompe com a linearidade e o acúmulo, estabelecendo uma teia de significados com outros objetos do conhecimento. É formado por conteúdos: I - Conteúdos de Natureza Social; II - Conteúdos de Natureza Ambiental; III - Conteúdos de Natureza Conceitual; IV - Conteúdos de Natureza Procedimental; V - Conteúdo de Natureza Atitudinal. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II e IV; b) I, II e III; c) II, III e IV; d) III, IV e V; e) I, IV e V. 4) Sobre avaliação, podemos dizer de acordo com os PCN’s: I - ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem; II - ajusta a intervenção pedagógica; III - usa diversos instrumentos de situações; IV - realiza a avaliação por meio de observação sistemática; V - analisa a produção dos alunos e de atividades específicas de avaliação. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) I, II e III; b) I, II, III e IV; c) I, II, III, IV e V; d) II, III, IV e V; e) III, IV e V. 5) Sobre o uso do computador e das novas tecnologias, podemos afirmar que: I - é ao mesmo tempo ferramenta e instrumento de mediação. Ferramenta na medida em que permite realizar atividades que seriam muito difíceis ou impossíveis sem ele; II - instrumento de mediação na medida em que possibilita novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental; III - importa menos manter-se atualizado com a tecnologia e do que aprender a se relacionar com ela; IV - é necessário aprender sempre e a maioria dos software promove automaticamente aprendizagem; V - utilizar recursos tecnológicos garante a aprendizagem. Assinale a (s) alternativa (s) incorreta (s): a) I e II; b) II e III; c) III e IV; d) I e V; e) IV e V. GABA RITO 1 - a 2 - b 3 - d 4 - c 5 – e   QUESTÕES 1) O que são competências e habilidades: I - habilidades: São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas através de teorias e práticas. Ex: dirigir um carro ou usar um computador; II - competências: As habilidades são desenvolvidas através da teoria ou prática. Ex: dirigir um carro em rodovias de alta velocidade ou digitar rapidamente um texto no computador; III - competências: São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas através de teorias e práticas. Ex: dirigir um carro ou usar um computador; IV - habilidades: As habilidades são desenvolvidas através da teoria ou prática. Ex: dirigir um carro em rodovias de alta velocidade ou digitar rapidamente um texto no computador; V - todas as alternativas estão corretas. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I e III; b) II e IV; c) I e III; d) III e IV; e) V. 2) Quais são os quatro pilares da UNESCO sobre a aprendizagem: I - aprender a ver; II - aprender a conhecer; III - aprender a fazer; IV - aprender a viver; V - aprender a ser. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II, III e IV estão corretas; b) II, III, IV e V estão corretas; c) I e II estão corretas; d) II e III estão corretas; e) todas estão corretas. 3) As competências medidas no ENEM são cinco: I - expressar tudo que existe na cultura transpondo para situações de aprendizagem; II - ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos produzidos; III - dominar a norma culta das linguagens; IV - construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, processos e manifestações; V - selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações para tomar decisões; VI - relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentos; VII - recorrer aos conhecimentos para propor intervenções solidárias respeitando as diversidades. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II, III, IV e V; b) II, III, IV, V e VI; c) III, IV, V, VI e VII; d) I, II, III, VI e VII; e) II, III, IV, VI e VII. 4) De acordo com o artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina; V - o ensino médio, atenderá a formação para o exercício de profissões técnicas. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II, III e IV estão corretas; b) II, III, IV e V estão corretas; c) I e II estão corretas; d) II e III estão corretas; e) todas estão corretas. 5) As áreas do conhecimento são as seguintes: I - Área de Ciências e suas Tecnologias: Ciências, Biologia, Física e Química. II - Matemática e as áreas do Conhecimento: Matemática. III - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM), Arte e Educação Física. IV - Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia. V - Área de Ciências e suas Tecnologias: Matemática, Ciências, Biologia, Física e Química. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): a) I, II e III; b) II, III e IV; c) I, II e IV; d) II, III, IV e V; e) I, II, III e IV. GABA RITO 1 - d 2 - b 3 - c 4 - a 5 – e   QUESTÕES : 1. Reflita: I- A adolescência e, em menor grau, a juventude vêm ocupando, nas últimas duas décadas, um lugar de significativa relevância no contexto das grandes inquietações que assolam a comunidade mundial, tanto no campo da educação quanto no da saúde, contribuindo, em especial, a preocupação com problemas que vêm atingindo os jovens de todo o planeta, como: saúde sexual e reprodutiva, a gravidez precoce, o aborto inseguro e as DST e Aids II- Reconhecer a sexualidade como construção social assemelha-se a dizer que as práticas e desejos são também construídos culturalmente, dependendo da diversidade de povos, concepções de mundo e costumes existentes; mesmo quando integrados em um só país, como ocorre no Brasil. III- Para alguns autores, a intervenção da escola no campo da sexualidade além de complexa, tem riscos, considerando-se que a escola é intrinsecamente orientada para disciplinamentos, ênfase na razão e no controle, preocupando-se em ministrar conhecimentos especializados e ensinar para a vida em coletividade. IV- No Brasil, a história da educação sexual tem sido marcada por grandes avanços a escola pública é referência no que diz respeito a uma educação para a sexualidade livre de tabus e resistências. V- Sugerem, psicanalistas e psicólogos, que as dificuldades da escola em desenvolver projetos de orientação sexual ou tocar no tema teriam como base as incompatibilidades entre razão e cultura, de um lado, e sentimento e pulsões, de outro, referidas em Freud e Reich. Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta: a) I b) IV c) V d) III e) II 2. A ssinale a afirmativa incorreta: a) A iniciação sexual é destacada como um rito de passagem, envolvendo distintos trânsitos entre a infância, a adolescência (Galland, 1997) e a juventude. b) A sexualidade se destaca como campo em que essa busca por autonomia de projetos e práticas é exercida de forma singular e com urgência própria de uma geração jovem c) Considerando que são muitas as instituições que intermedeiam, direta ou indiretamente, uma decisão marcada pela intimidade e pelos simbolismos, influenciando os que a protagonizam, no caso os jovens, cerca-se o lugar da família, perscrutando pais e mães como agentes que reproduzem divisões sexuais de poder no exercício da sexualidade e a sua normatização. Busca-se, assim, registros sobre como conversam pais e mães com seus filhos, de acordo com suas inscrições de gênero e idade. d) O debate sobre o aborto, dependendo da época, congrega maior ou menor visibilidade social, porém a pesquisa demonstra que já é um assunto resolvido no Brasil. e) Os jovens na escola se constituem em uma peculiar juventude também em relação à posição sobre o tema aborto. Entre 42,0% e 68,3% dos jovens afirmam que conhecem moças ou mulheres que fizeram aborto. Por ser um tema que socialmente é mais atribuído ao universo feminino, era de se esperar que as jovens, do sexo feminino, tivessem mais informações sobre esse assunto do que os meninos. 3. Analise: I- Nos estudos que a UNESCO vem realizando, em particular os que se remetem à escola, sublinha-se a diversidade de ocorrências ou os múltiplos sentidos que o termo violência vem adquirindo e as fluidas fronteiras entre esse e preconceitos e discriminações, ou como aquele se configura comumente tanto em ataques, ofensas, ameaças quer verbais quer físicas, quanto em intenções, opiniões, estereótipos e mesmo silenciamentos. II- Se a violência comporta diversas expressões e se é normatizada, visando a punições, também, requer portos, corpos, especificidades, quando cada fala é uma fala que reverbera a dor de muitos, mas é própria, singular e plural. Daí a ênfase nesses estudos na combinação entre grandes números e percepções individualizadas. III- O movimento de mulheres, os organismos internacionais em prol de direitos humanos e, mais recentemente, várias entidades na sociedade civil têm contribuído para dar visibilidade social e aprimorar políticas e programas contra violências em relação a crianças e dolescentes, bem como contra as mulheres. IV- Na equação sexo-violências/preconceitos/discriminações, as naturalizações assim como as banalizações de formas depreciativas e abusivas de tratamento do outro são mais comuns e socialmente aceitas, o que torna os conceitos e tipologias relativos, em particular quando se tem como referência o código penal. a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II e III estão corretas. c) Apenas I e IV estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas. 4. A ssinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta: a) Do ponto de vista legal, a violência sexual se subdivide em: assédio sexual, sedução, atentado violento ao pudor, prostituição infantil, incesto e estupro. Com o conceito de violência sexual amplia-se a definição jurídica mais orientada para enquadrar como tal todo ato ou jogo sexual cujo agressor tenha algum poder de dominação, físico, social ou intelectual, sobre a vítima, conseguindo seus fins por meio de pressão. b) Alunas criticam o assédio dos professores, deixando claro que a situação as constrange, ainda que se presuma que muitos casos sejam silenciados. Vale ressaltar que, embora se minimize a gravidade da questão, considerada brincadeira, há também registros de certa consciência coletiva. c) Muitas violências decolam de reconstruções do sexual, de resignificações do corpo, de relações afetivas e da libido e se reforçam por estereótipos e discriminações contra o outro. É quando, por exemplo, o sistema de gênero – as assimetrias entre os sexos e a objetificação do corpo da mulher em função do desejo do outro –, colaboram para práticas de violências, abusos e assédios e na valorização e tratamento negativo, em nome de desejos e até de afetos. d) A prevenção pelo recurso do preservativo tem nuances que merecem alerta sobre tal prática ou não-prática. Quando se trata do não-uso é exclusivamente por falta de informação. e) A “cabeça” dos jovens sobre sexualidade é mapeada por distintas dimensões na pesquisa,um dos maiores pontos de consenso e de alta receptividade entre rapazes e moças diz respeito ao valor que relativiza a virgindade, considerando-a como coisa do passado. 5. A ssinale a alternativa correta, de acordo com as informações dadas pela pesquisa: a) Tradicionalmente, o tema da contracepção é associado ás mulheres, tendo como referência a preocupação em evitar uma gravidez. b) Na família, a conversa sobre temas tais como DST, gravidez e contracepção costuma ocorrer sendo suficiente para informar adolescentes e jovens. c) O nível de conhecimentos sobre temas correlatos à sexualidade não é empecilho ao diálogo entre pais e filhos. d) Há uma forte pressão social para que a vida sexual dos rapazes aconteça o mais cedo possível; tendência que vem sendo percebida também quando se trata das moças. e) No que se refere as informações trazidas pela escola em relação á sexualidade, a pesquisa mostra que os pais estão satisfeitos e esse não é motivo de conflito. Gabarito: 1-B 2-D 3-E 4-D 5-A QUESTÕES 1. Refere-se a um campo complexo em que se entretecem múltiplos sujeitos sociais, diferentes perspectivas epistemológicas e políticas, diversas práticas e variados contextos sociais. A essa afirmação,denominamos: a) intercultura. b) contextos culturais. c) contextos educativos. d) policultura. e) contextos culturais e educativos. 2- Segundo Fleuri (2003, p. 72), “se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo”. Segundo o autor,isso é: a) a cultura da comunidade escolar do seu entorno. b) a cultura da elite dirigente. c) o modo de pensar dos professores d) a forma como os alunos se veem uns aos outros. e) a cultura da escola 3- Desenvolve-se como um sistema mental, composto por múltiplos elementos, cuja interação é acionada por diferenças que, ativadas por energia colateral, desencadeiam versões codificadas e circulam em cadeias de determinação complexas, que se articulam em uma hierarquia de tipos lógicos inerente ao próprio processo de transformações. Assim é o : a) processo de formação mental. b) processo educativo. c) ativismo de preconceitos. d) início de funcionamento do bulling na escola. e) as afirmativas “c” e “d “ estão corretas. 4- A significação da infância e da criança não se encontra, entretanto, no que dizemos dela, mas no que ela nos diz na sua_____________________. Essa compreensão rompe com uma visão de educação que pressupõe já saber o que são as crianças e a infância e sobre o que se deve fazer com elas. Assinale a palavra que preenche corretamente a linha acima. a) competência b) igenuidade c) identidade d) alteridade e) sensibilidade 5. O nascimento......................................, como confederação de estados democráticos, foi marcada pela luta contra a escravidão, pela afirmação da liberdade e da igualdade de direitos para todos. Complete com a palavra correta. a) da Austrália b) do Brasil c) dos Estados Unidos da América d) do México e) da América Latina GABARITO: 1-A 2 - E 3-B 4-D 5-C Questões 1.A avaliação de aprendizagem na escola traduz um referencial teórico que envolve uma concepção de educação e sociedade. A teoria é importante, sobretudo porque: a) assegura o rigor cientifico às práticas de avaliação desenvolvidas no âmbito da escola. b) constitui preceitos objetivos e indicador dos caracteres de aprendizagem do aluno. c) ajuda o professor a compreender o significado da avaliação e da realidade da sala de aula. d) assegura qualidade á prática de avaliação, a despeito das condições de ensino. e) representa um material a ser aplicado pelo professor no cotidiano da sala de aula. 2. A s novas concepções de aprendizagem propõem: a) situações de busca contínua de novos conhecimentos, questionamentos e critica. b) conjunto de dados que o professor constitui sobre sua profissão. c) orientar o aluno na busca da sua individualidade e coletivização social. d) que o conhecimento seja fragmentado, facilitando assim o conhecimento das partes para se chegar ao todo. e) situações de stress, pois os desequilíbrios são fatores de aprendizagem. 3. I ndicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo (Ação Educativa, 2007). No âmbito da escola, eles devem ser utilizados para: a) identificar o que vai bem e que vai mal na escola e responsabilizar os setores encarregados por isso; b) analisar e compartilhar os resultados de avaliação da escola tendo em vista a melhoria da qualidade da educação ofertada; c) qualificar o trabalho docente e intervir na prática pedagógica da escola de modo a ter resultados cada vez melhores nos rankings nacionais; d) mobilizar toda a comunidade escolar para reivindicar do governo a melhoria da qualidade da educação. e) todas as alternativas estão corretas 4. A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como: a) ato de aplicar provas b) atribuir notas aos alunos c) classificar os alunos d) parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e) todas as alternativas estão corretas 5. Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar: a) questões de identificação b) questões de ordenação c) entrevista, observação e fichas d) provas escritas e) todas as alternativas estão corretas 6. S egundo Luckesi, na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza: a) por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral b) por adequar as necessidades individuais ao meio social c) pela idéia de “aprender fazendo” d) pelo ensino solidário, cooperativo e) todas as alternativas estão corretas Gabarito: 1 - C 2 - A 3 - C 4 - D 5 - C 6 – A QUESTÕES 1. A nalise as afirmações e assinale a afirmativa incorreta: a) Entre outros significados, multiculturalismo tem sido empregado para indicar o caráter plural das sociedades ocidentais contemporâneas, essa condição inescapável do mundo atual, à qual se pode responder de diferentes formas, mas não se pode ignorar. b) A cultura não é mais vista como mero reflexo de uma estrutura econômica: a visão marxista ortodoxa que distinguia a base da superestrutura ideológica tem hoje poucos defensores. A cultura deixa, assim, de corresponder a uma esfera separada da vida social material e passa a representar um processo social constitutivo, que cria modos de vida distintos e específicos. c) o conceito de cultura tem seu poder analítico e explicativo, na teorização social, significativamente reforçado. d) A centralidade das questões culturais traz inevitavelmente à luz a sensível diversidade de culturas encontradas hoje no interior de um dado país e entre os diferentes países do globo. e) Ainda não é possível identificar manifestações de cultura dos grupos historicamente dominados. 2. Julgue: I- Ao se aceitar que diferença cultural e poder estão intimamente ligados, há que se rejeitar, como o fazem Stoer e Cortesão (1999), o chamado multiculturalismo benigno. II- Para o autor, a solidariedade é uma forma de conhecimento obtida por meio do reconhecimento do outro, que só pode ser conhecido como produtor de conhecimento. III- Sem minimizar as dificuldades, Sousa Santos julga possível a superação dos entraves envolvidos nos processos de se abrir espaço para as ausências e de se estimular a articulação entre os diferentes. IV- Sousa Santos (2001) acentua, ainda, a necessidade de se impedir que o foco nas diferenças contribua para isolar grupos, para criar guetos e, consequentemente, para aumentar, na sociedade, a fragmentação que se quer eliminar. a) Apenas I e II estão corretas b) Apenas II e IV estão corretas c) Apenas III e IV estão corretas d) Apenas I, II e IV estão corretas e) Todas estão corretas 3. A ssinale a alternativa incorreta: a) Diferença e diálogo precisam ser objetos de cuidadosas teorizações no âmbito do multiculturalismo, para que melhor se compreendam os processos de construção das diferenças e de promoção do diálogo. b) O que caracteriza propriamente os seres humanos não é uma similaridade, mas a própria diferença. Ou seja, ao procurar entender a singularidade de cada grupo, de cada cultura, você vai compreender mais a humanidade. Porque a essência do ser humano é a produção, é a elaboração de significados, portanto a produção de cultura, cada uma com sua lógica, sua estrutura própria. c) Multiculturalismo brasileiro, trata-se basicamente de entender a cultura negra. d) Na perspectiva da educação há justamente esse reconhecimento da diversidade e um esforço por fazer com que cada pessoa e cada grupo explicitem os seus modos de compreender a realidade, os seus padrões culturais e que tudo isso seja reconhecido por outro grupo na sua diferença. e) Não basta reconhecer a diferença, é preciso estabelecer uma relação, a inter-relação entre pessoas de culturas diferentes para justamente permitir um entendimento recíproco, de tal forma que essa relação implique um desafio à reelaboração de cada um. 4. A ssinale a alternativa correta: a) Na produção pedagógica brasileira, de duas grandes linhas de abordagem do multiculturalismo: uma que se dirige mais para lutas específicas e se apoia nos movimentos sociais e outra que privilegia o desenvolvimento de propostas e práticas curriculares multiculturalmente orientadas na escola, subsidiando-se mais nas pesquisas e discussões que se desenvolvem na academia. b) Para articular os diferentes interesses das minorias, na escola ou na sociedade mais ampla, não há que se ter outros mediadores, os já existentes é que devem ser mais competentes. c) A educação multicultural, que deve abrir as convivências criando-se novos guetos. d) Não é através da perspectiva multicultural que a escola vai conseguir um entendimento do outro. e) O diálogo multicultural depende de um ambiente que a sociedade contemporânea ainda não possui. 5. A nalise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa que contém a combinação correta; I- O que caracteriza propriamente os seres humanos não é uma similaridade, mas a própria diferença. II- Ao entender a singularidade de cada cultura, você está entendendo mais o específico do humano. III- Embora com enfoques distintos, a preocupação com a diferença e a crença no poder do diálogo para incrementar a compreensão entre as diferenças ocupam lugar de destaque nas falas e nas propostas pedagógicas. a) Apenas I está correta b) Apenas II está correta c) Apenas II e III estão corretas d) Todas estão corretas e) Todas estão incorretas Gabarito: 1-E 2-E 3-C 4-A 5-E   QUESTÕES : 1. A nalise as afirmações abaixo: I- O ensino em ambiente escolar, representa uma das esferas fundamentais de ação nas sociedades moderna. II- Todos os profissionais devem necessariamente ser instruídos antes de ser o que são e para poderem fazer o que fazem. III- o estudo do ensino em contexto escolar dispõe, hoje, de recursos conceituais e metodológicos bastante fortes, e que chegou a tempo de, finalmente levar a sério os inúmeros avanços da pesquisa empírica. Assinale a alternativa correta: a) Apenas a I e II estão corretas; b) Apenas a II e III estão corretas; c) Apenas a I e III estão corretas; d) Apenas e I está correta; e) Todas estão corretas; 2. N o livro O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, os autores trabalham com um conceito sobre o tipo do trabalho docente. Os autores acreditam que o trabalho docente é essencialmente: a) De interação b) De cunho técnico científico c) De proposições d) Conceitual e) Conjuntural 3. A ssinale a única alternativa incorreta nas afirmações a seguir: a) Fundamentalmente, o ensino é visto como uma ocupação secundária ou periférica em relação ao trabalho material e produtivo. b) A profissionalização do ensino e o trabalho docente nos leva diretamente aos modelos de gestão e a realização do trabalho docente. c) A experiência do professor não é um item que influencie no seu trabalho docente, a política do gestor é que norteia o trabalho. d) A obra tenta destacar o status cada vez mais importante que a docência vem recebendo. e) Vivemos um momento intelectualmente propício para refletir melhor e de maneira crítica sobre os modelos teóricos do trabalho que têm servido, até hoje, de referências à análise da docência. 4. Julgue: I- “Acreditamos que a presença de um “objeto humano” modifica profundamente a própria natureza do trabalho e a atividade do trabalhador”. II- “O primeiro passo a ser dado para analisar o trabalho dos professores é fazer uma crítica resoluta das visões normativas e moralizantes da docência” III- “Durante muito tempo, ensinar foi sinônimo de obedecer e de fazer obedecer.” a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas III está correta. d) Todas estão corretas. e) Todas estão incorretas. 5. A ssinale a alternativa que não corresponde a algumas ideias tratadas em “o Trabalho Docente: elementos de uma teoria da docência como profissão de interações humanas”: a) Desde a Segunda Guerra Mundial, quando o movimento de escolarização atinge seu apogeu no Ocidente, não se passa mais uma década sem que vejamos surgir uma reforma do ensino e da escola visando à moralização dos professores. b) Podemos afirmar que o trabalho docente é normativo e heterogêneo, onde os elementos são facilmente controlados e previsíveis. c) A escola possui algumas características organizacionais e sociais que influenciam o trabalho dos agentes escolares. d) Na análise da organização do trabalho escolar é necessário considerar também outras categorias de funcionários, de sua relação entre si e com os professores. e) Quando se trata da análise da carga de trabalho dos professores de um ponto de vista “administrativo”, ou seja, definida em conteúdos e duração pela organização escolar em função das normas oficiais emanadas geralmente. GABARITO 1 - E 2 - A 3 - C 4 - D 5 – B   QUESTÕES : 1. D e acordo com Bernstein, o currículo oculto, conceito fundamental na teoria do currículo, é aquele: a) Constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, apesar de não fazer parte do currículo oficial, estão inseridos nos projetos dos professores. b) Constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial explícito, contribui de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. c) Constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, apesar de não fazer parte do currículo oficial, esta explícito nos parâmetros curriculares. d) Constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, são necessariamente pensados para os alunos aprenderem. e) Constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, estão implícitos nos projeto pedagógico de cada escola. 2. A teoria do currículo tradicional têm como fundamento as abordagens: a) Do ensino e da ideologia b) Da subjetividade e da aprendizagem c) Do poder e da avaliação d) Da cultura e do planejamento e) Da organização e da eficiência 3. A teoria do currículo pós-crítico têm como fundamento as abordagens: a) Resistência e Identidade b) Representação e capitalismo c) Multiculturalismo e Identidade d) Diferença e conscientização e) Currículo oculto e representação 4. S egundo Michael Apple o currículo esta estreitamente relacionada a: a) Às estruturas econômicas e sociais mais amplas. b) Às estruturas internas do mercado c) Às estruturas do currículo oculto d) Às estruturas econômicas neoliberais e) Às estruturas políticas modernas Gabarito: 1 - B 2 - E 3 - C 4 - A   QUESTÕES : Assinale a única alternativa incorreta: 1. A ssinale a única alternativa incorreta: a) O termo ‘competência’ surge como resposta às limitações do ensino tradicional e recupera aspectos que nortearam o surgimento e o uso de competências como propostas para superar as limitações detectadas no ensino, buscando mudanças nos referenciais educacionais vigentes até o começo dos anos 70 do século passado. b) As propostas curriculares de grande parte dos países,vem dando lugar a uma educação que prioriza os conhecimentos sobre a sua capacidade para serem aplicados na prática. c) O valor do saber por si mesmo determinou, e ainda determina as características dos sistemas educacionais e a preeminência da teoria sobre a prática, especialmente nos países de tradição católica. Em contraponto, a importância da teoria sobre a prática não ocorreu da mesma forma nos países de tradição calvinista, que com uma base filosófica de raiz aristotélica valorizam a capacidade aplicativa do conhecimento. d) As mudanças na própria universidade, a pressão social sobre a necessária funcionalidade das aprendizagens e a função social do ensino propiciam falar de um ensino baseado na memorização por si mesma. e) Ao conceito do saber pelo saber, deve-se acrescentar a concepção do sistema escolar de caráter claramente propedêutico e seletivo, que entendeu o ensino como um percurso de superação de etapas sucessivas mediadas cada uma delas por demandas da etapa superior. 2. É correto afirmar, acerca das ideias de Zabala e Arnau a respeito do ensino por competências: a) A escola deve ser apenas uma instituição onde os conceitos são transmitidos. b) É função da escola uma formação profissionalizante. c) Ao professor contemporâneo é dispensável que tenha formação em campos distanciados dos seus interesses e conhecimentos. d) A escola deve ter o foco nos conhecimentos factuais. e) Uma atuação competente, envolve apenas conhecimentos relacionados com habilidades. 3. A ssinale a alternativa correta, analisando as afirmações a seguir: I- O descrédito de uma aprendizagem baseada na memorização mecânica comportou uma notável desvalorização dos conhecimentos.A sucessão de erros justificou diversas desqualificações globais das formas de ensino ao método tradicional. II- A competência surge como superação a visão simplista da educação e, neste caso, entre um ensino fundamentado somente na memorização e outro baseado pela ação. III- A melhoria da competência implica a capacidade de refletir sobre sua aplicação, e para alcançá-la, é necessário o apoio do conhecimento teórico. a) Apenas a afirmação I está correta. b) Apenas as afirmações I e II estão corretas. c) As afirmações I, II e III estão corretas. d) Apenas as afirmações I e III estão corretas. e) Todas as afirmações estão incorretas. 4. A ssinale a alternativa incorreta: a) Para que se possa decidir quais competências são objetos da educação, o primeiro passo é definir quais devem ser seus processos. b) A competência nos oferece um parâmetro fiel para poder ver o grau de compreensão eu as ações humanas devem ter ao situar o valor do conhecimento, da habilidade e da atitude em função das necessidades que as pessoas devem responder. c) O velho debate entre a função instrutiva, acadêmica e profissionalizante, e a visão educativa do ensino toma, em nossos dias, um caráter universal, ao instaurar-se uma corrente predominante, apesar de ainda minoritária para efeitos práticos, que entende que os sistemas educacionais devem abraçar o desenvolvimento integral das pessoas. d) O fato de interpretar a educação como pleno desenvolvimento da personalidade humana faz com que os governos tomem medidas para que, por meio da ação dos diferentes agente educacionais formais, sejam promovidas experiências educativas da forma mais coerente possível que incidam no pleno desenvolvimento da personalidade. e) A escola atual não foi pensada para realizar a formação integral da pessoa. 5. Julgue: I- A escola representa a organização mais preparada para assumir a educação global do aluno. II- O sistema educacional deve adotar medidas necessárias para garantir a obtenção daqueles conteúdos que não correspondem à tradição escolar, mas que a sociedade considera imprescindíveis. III- O sistema escolar e a família são corresponsáveis pela educação das crianças em função das aptidões de cada um. IV- As diferentes propostas de competências se correspondem com a ideia de formação integral, posto que abarcam todas as capacidades do ser humano, mas para poder se converter em instrumento de tomada de decisões devem mover-se para as realidades concretas. a) Apenas as afirmações II e III estão corretas. b) Apenas as afirmações III e IV estão corretas. c) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas. d) Apenas as afirmações II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas. GABARITO: -D 2-B 3-C 4-A 5-E

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